A Carta 16 do Tarot Vice Versa é A Torre, essa carta representa a intervenção espiritual sobre nossas vidas, para ser desfeito tudo o que não tem bases sólidas…
A princípio, do nada, um súbito raio atinge uma Torre e explode seus dois ocupantes de seu abrigo. O rei e seu arquiteto construíram e possuíram a Torre, que em sua presunção eles pensavam ser indestrutível.
Mas seus papéis terrenos não têm sentido para o Olho de Deus. Qualquer ilusão que eles tivessem sobre seu poder e permanência é queimada quando eles caem em direção às águas abaixo.
A presença de uma pomba, o Espírito Santo, os garante que não foram abandonados, mas não estão em condições de acreditar no momento.
Sendo assim, quando você obtém este lado em uma leitura: não há como se preparar para uma experiência na Torre, a não ser saber que ela está chegando. Procure os pontos fracos em sua fundação.
Por fim, onde você está vulnerável? Você tem os recursos internos e externos necessários para lidar com grandes e inevitáveis mudanças? É bom ficar alarmado ao receber a carta da Torre.
É tanto um alerta quanto uma advertência. Não adoce a mensagem, o tempo de negação já passou há muito tempo.
Antes de tudo, olhando para a Torre do outro lado enquanto o raio cai, vemos que era apenas uma fachada de qualquer maneira, uma casca vazia.
As duas esfinges do Carro (Arcanos Maiores 7) nadam para longe do desastre, e a Carruagem naufraga nas rochas.
Cada Esfinge está indo em sua própria direção agora, pois não há força de vontade para dirigi-los. Uma grande máscara de vaidade e ilusão se quebra e fica pendurada precariamente no topo da Torre.
Então, da caótica pilha de escombros cresce uma pequena árvore verde. Sendo asism, quando você chegar a este lado: já vimos a máscara quebrada antes, atrás da forca do Enforcado (Arcano Maior 12). E aqui estão as Esfinges do Carro.
Em suma, como chegaram à Torre, situada no meio de seu mar solitário? Relembre os eventos e as escolhas que o levaram à sua situação atual.
Por fim, você ouviu sua própria orientação interior? Ou você trovejou ao longo da estrada errada, alheio ao seu destino? Não há nada para você aqui, mas você pode aprender com seus erros.