A Carta 14 do Tarot Vice Versa é A Temperança, essa carta representa o equilíbrio que precisamos ter para lidar com as circunstâncias da vida e as situações opostas.
A princípio, um anjo derrama as águas da vida de um copo para outro e vice-versa, em equilíbrio sem fim. Seu rosto é o rosto da lua na carta do Eremita (Arcano Maior 9), com o disco de iluminação em sua testa.
Seu manto austero carrega os símbolos alquímicos de dois dos três elementos primordiais: enxofre (espírito) e mercúrio (alma). O terceiro elemento principal é o sal, que representa o corpo e a forma material.
Sua ausência aqui sugere que o processo alquímico ocorrendo é puramente de espírito e alma. (Embora o pronome “ela” seja usado acima, o anjo é andrógino ou sem gênero. O corpo físico não é motivo de preocupação aqui.)
Sendo assim, quando você consegue esse lado em uma leitura: O ato alquímico de temperar uma substância a transforma e a purifica, trazendo-a ao equilíbrio.
O anjo está temperando a própria força vital, derramando do ouro para a prata, do sol para a lua, do ativo para o receptivo, do dia para a noite, da lógica para a intuição, há uma variedade infinita de associações para as duas taças, e então derramando novamente para alcançar o equilíbrio.
Por fim, o anjo pergunta: onde você está desequilibrado? Qual elemento precisa aumentar ou diminuir? O que é necessário para restaurar a harmonia em sua alma?
Antes de tudo, do outro lado do rio do anjo da Temperança está a forca do Enforcado (Arcano Maior 12). A forca está vazia agora – talvez o Enforcado tenha sido influenciado pela presença da Temperança e não precise mais se afastar do mundo mundano.
Ou talvez a forca aguarde o Enforcado, e o anjo da Temperança seja o guardião deste lugar transformador. Atrás do anjo estão uma águia branca e um leão vermelho, personificações alquímicas dos elementos água e fogo.
Então, a temperança é a combinação pacífica de opostos em perfeito equilíbrio.
Quando você obtém este lado: deste ponto de vista, você está olhando para a forca do Enforcado. O anjo está entre você e a forca, com as asas vermelhas bem abertas.
A águia, o leão, o anjo – todos parecem impedi-lo ou pelo menos adverti-lo de realizar um ato de sacrifício. Este não é o momento de entregar seu ego a uma causa maior.