Advertising
Advertising

Carta 10, A Roda da Fortuna – Tarot Vice Versa

A Carta 10 do Tarot Vice Versa é A Roda da Fortuna, essa carta diz a respeito de toda mudança que nos é destinada e não pode ser impedida. Tudo muda, a vida é feita de ciclos…

Advertising
A Carta 10 do Tarot Vice Versa é A Roda da Fortuna, essa carta diz a respeito de toda mudança que nos é destinada. Tudo muda, a vida é feita de ciclos...

FRENTE

A princípio, sob um céu desértico, uma esfinge descansa sua pata sobre a Roda da Fortuna. A Roda é esculpida com símbolos sagrados e esotéricos que falam dos grandes Mistérios da vida, morte e renascimento.

E então, dois deuses egípcios estão ao lado da Roda: Tifão com cabeça de cobra, que traz caos e destruição, e Anúbis com cabeça de chacal, que acompanha os mortos na vida após a morte e além.

Advertising

Ambos estão em trajes gregos com corpos humanos, denotando uma união com o deus grego Hermes, que também é um guia de almas. Hermes adiciona discernimento e inteligência aos poderes de Typhon e Anubis, de modo que, conforme nossas vidas giram sobre a Roda, ganhamos sabedoria a cada giro.

Quando você obtém este lado em uma leitura: A Roda da Fortuna não pode ser interrompida em seu giro atemporal. Nascer é estar na Roda. Os dois lados desta carta mostram duas abordagens a este fato inalterável.

Advertising

Este lado fala dos grandes Mistérios da Roda, que podem ser ponderados durante uma vida inteira ou muitas vidas – e ainda assim nunca ser totalmente compreendidos.

Em suma, a esfinge guarda os segredos do destino. Então, a aceitação disso traz paz. Lutar para entender o que está além da compreensão mortal traz desespero.

VERSO

A esfinge e os dois deuses se foram, e o calor do dia deu lugar à noite fria e estrelada.

O Mago (1º Arcano Maior) fica com a Roda.

Na mão direita, onde na própria carta segurava uma vela, agora segura o ankh, símbolo da vida. Sua mão esquerda aponta para a terra como antes. Sendo assim, com este gesto, ele convoca a força vital para se manifestar na terra, e assim aconteceu: o verde brota do solo árido do deserto.

Então, quando você obtém este lado em uma leitura: A Roda é a mesma, com seus símbolos de sabedoria esotérica e segredos. O Mago é um mestre desses Mistérios, mas não é um mestre da própria Roda. Destino é destino.

Por fim, sua mensagem aqui é para lembrar que você é uma alma em uma jornada terrena. Você escolheu andar na Roda. Use sua vontade de maneira positiva para influenciar eventos e circunstâncias para aproveitar ao máximo esse passeio. Estude os Mistérios, que brilham como pontos de luz na escuridão da noite.