A Carta 0 (ou 22) do Tarot Vice Versa é o Louco, ele representa os novos começos e recomeços que são necessários, além do salto de fé ao arriscar novas situações muitas vezes sem pensar muito nas consequências…
A princípio, um jovem cego fica à beira de um precipício ao pôr do sol, este é o Louco. Embora a situação pareça perigosa, sua atitude é serena, não porque seus olhos não possam ver o perigo, mas porque sua visão interior lhe diz que tudo ficará bem.
O país de onde ele veio é árido e montanhoso como podemos reparar no fundo, mas ele chegou até aqui sozinho. Tolice é a ousadia de fazer o que parece tolo aos olhos alheios, ela nasce da confiança inocente na bondade do mundo.
O Louco viaja leve, e a pequena bolsa contém apenas o que ele tem de mais precioso. Alguns dizem que ele contém o conhecimento coletado da memória universal e de experiências anteriores.
Este lado em uma leitura nos revela que: em vez de fazer o que parece razoável, lógico ou seguro, o Louco simboliza a ideia de dar um salto de fé.
Embora o sucesso seja o resultado ideal, é o salto em si o que mais importa.
O Louco vai de experiência em experiência de uma forma repentina. Cada curva ao longo de seu caminho aumenta sua sabedoria. Escolha ser ousado e tolo se quiser progredir em seu próprio caminho.
Embora a terra que ele deixa para trás seja estéril, a terra que está diante dele é verde e acolhedora.
Colinas suavemente onduladas prometem uma jornada mais fácil quando a descida do precipício é feita.
O céu noturno começa a cintilar com estrelas que brilham sobre o Louco que não vê. Afinal, ele não está sozinho: seu fiel cachorro o acompanha. Banhado pela luz quente do sol poente, o cachorro vigia seu dono cego e observa o cometa que brilha no céu.
Quando você obtém este lado, indica que: algo bom está no horizonte, embora você ainda não saiba o que é.
O lugar para onde você está indo é melhor do que onde você esteve, então não tenha medo de continuar nesse caminho.
Confie em seus instintos e deixe-se guiar por eles, e fique atento aos sinais que podem parecer portentosos.
Eles não precisam ser tão óbvios quanto um cometa, às vezes, as menores mudanças podem ser suficientes para alterar sua trajetória de maneira significativa.