A Carta 3 do Tarot Vice Versa é a Imperatriz, ela representa a força feminina, o crescimento, a fertilidade, abundância e a promessa de colheitas por longas esperas…
A princípio, em um campo de trigo dourado maduro, a Imperatriz senta-se em seu antigo trono. Ela é a força feminina essencial, a Grande Mãe que gera vida em abundância. A argila rachada a seus pés contém vagas sugestões de deusas primordiais do nascimento e da fertilidade.
A Imperatriz parece jovem, mas é mais velha que a própria Terra. Ela usa o símbolo de cobre de Vênus entre os seios, pois seu coração está cheio de amor feminino. A Imperatriz é coroada com uma delicada coroa de folhas de murta, e ainda coroada por doze estrelas dançantes e o planeta Vênus, que é a estrela da manhã e a estrela da tarde.
Quando você obtém este lado: A Imperatriz traz abundância em todos os aspectos da vida, então sua vinda é um sinal de boa sorte. O contexto depende de você, pois ela é generosa e deseja apenas lhe dar o que você realmente deseja e precisa.
Se for dinheiro, sua riqueza aumentará. Se estiver curando, você pode esperar melhora e maior bem-estar. E se é amor que você deseja, a Imperatriz também o traz em abundância. Ela está particularmente associada ao casamento e aos filhos, mas toda a fertilidade brota dela, em todos os reinos.
A Imperatriz é a portadora da vida, e toda vida tem um fim. O trigo será cortado e as rosas-vermelhas do amor deixarão cair suas pétalas.
Esse conhecimento não tira a alegria da vida; na verdade, acrescenta, se vivermos em gratidão pelo momento presente. A vida e a morte são dois lados da mesma carta. Atrás do escudo da águia, abriga-se o ninho do pardal e florescem os asfódelos – a flor que desabrocha nas terras da morte.
Quando você obtém este lado: A abundância que a Imperatriz dá tão generosamente ainda é indicada neste lado da carta, mas é temperada com uma mensagem para também pensar no futuro. Dê um passo para trás e dê uma olhada no quadro maior, bem como nas alegrias presentes. Se você quer que sua felicidade dure, leve-a a sério. A gratidão é a porta pela qual toda a felicidade entra.