A Carta 9 do Tarot Vice Versa é O Eremita, essa carta reflete a solitude, o momento em que podemos contar apenas com nós mesmos, nossos conhecimentos e experiências…
A princípio, um velho eremita levanta sua lanterna, que ilumina o espaço ao seu redor, revelando o Ovo Órfico, o mítico ovo da criação do qual o universo nasceu.
A serpente do cajado do Eremita saúda a serpente órfica. O Eremita reconhece o espírito na matéria, assim como as cobras místicas e terrenas se reconhecem como parentes. O manto esfarrapado é forrado de azul, a cor da paz espiritual.
Então, o que quer que ele mostre ao mundo exterior, como acontece com outros mestres sagrados no baralho, o que ele veste mais próximo de sua pele contém a pista de seu verdadeiro ser.
Em suma, quando você pega esse lado: O Eremita é mais do que um sinal de que é hora de um pouco de solidão. Há algo maior que precisa ser abordado, à parte e longe das armadilhas do mundo cotidiano.
Sendo assim, o Eremita se retira para as montanhas com dois propósitos: ganhar perspectiva e fazer com que os outros se esforcem para alcançá-lo. Certifique-se de que suas interações com as pessoas que quebram sua solidão sejam significativas, não triviais.
A princípio, o manto dele é mais esfarrapado nas costas, rasgado na bainha e em vários lugares. Ele passou por tempos difíceis em suas viagens, que o prejudicaram mais do que ele deixa as pessoas saberem. Este é o preço pago pelo acesso ao grande ovo cósmico.
Quando ele está viajando, a lanterna do Eremita ilumina uma pequena área, apenas o suficiente para ele manter o equilíbrio e prestar atenção ao que está em sua esfera imediata. Mas aqui, da elevação do topo da montanha, é banhado pelo luar.
Então, a deusa lunar abre sua mente tanto para o que não é visto quanto para o que é visto. Suas criaturas, o caranguejo e os dois cães da lua, vistos na carta da Lua, saúdam o Eremita como um amigo.
Então, quando você obtém este lado: há muita coisa acontecendo sob a superfície e os segredos estão começando a surgir. Algumas são coisas que você escondeu de si e não pode mais evitar.
Se você não buscar experiências de aprofundamento, às vezes eles virão encontrá-lo, como o caranguejo da lua e os cães da lua têm aqui. Existem pessoas que podem viver suas vidas sem a busca da sabedoria, mas esta carta lhe diz que você não é uma delas.