A Carta 12 do Tarot Vice Versa é O Enforcado, essa carta mostram os sacrifícios necessários para a nossa evolução, alcançar algo melhor. Essa fase além de tudo, traz uma nova visão sobre a situação…
A princípio, o Enforcado está suspenso em uma simples forca talhada à mão, talvez feita por ele mesmo. Não se trata de uma forca de morte, apenas de suspensão, e o Enforcado está calmo, de olhos abertos, rosto sereno.
Então, em vez de uma corda em volta do pescoço, um nó frouxo o prende à trave e (como vemos do outro lado) suas mãos estão frouxamente amarradas atrás das costas. Isso não é uma execução, mas uma rendição voluntária.
Sua atitude é de graça, tanto física quanto espiritual. Ele desistiu do controle, temporariamente sem nenhuma expectativa além de ver as coisas de uma perspectiva diferente.
Sendo assim, quando você obtém este lado em uma leitura: por ser uma carta dos Arcanos Maiores, ela significa mais do que apenas um tempo mundano ou uma mudança de perspectiva nas situações cotidianas.
O Enforcado tem o símbolo alquímico do enxofre (alma) em sua túnica, mas observe que ele só fica do lado certo para cima quando ele está de cabeça para baixo! O símbolo não é para ele, é para você.
Em suma, o Enforcado demonstra um importante trabalho da alma e indica sua prontidão para fazê-lo. Você pode já estar fazendo isso, mas sem consciência. É hora de trazer à consciência.
Antes de tudo, a vigília do Enforcado continua noite adentro não a noite escura da alma, mas a noite brilhante da consciência cósmica.
Então, dois homens estão diante dele, maravilhados com a vastidão dos céus. Eles são os dois acólitos do Hierofante (Arcano Maior 5), e este é o próximo estágio de seu desenvolvimento espiritual.
Agora o Enforcado é seu professor, modelando como desistir do que eles conhecem como o dogma da Igreja e se render ao incognoscível.
Sendo assim, quando você obtém este lado: os dois lados da carta do Enforcado podem ser vistos como exalação e inalação, metaforicamente falando, um período de pausa e autossacrifício para ganho de perspectiva. Por outro lado, o ego e os preconceitos são liberados.
Deste lado, os símbolos entram na consciência um a um, para serem percebidos com mais clareza por uma mente esvaziada de expectativas. É útil colocar esta carta lado a lado com a do Hierofante e compará-las, como estão fazendo os dois acólitos.
A cobra na cruz do Hierofante desceu à terra. A sabedoria não está mais ligada à doutrina; é um atributo da contemplação. Neste lado a máscara está quebrada, ou seja, ilusões são quebradas. O que você está pronto para ver agora?